Notícia

Facebook quer ajudar empreendedores a usar a rede social

Rede social apresentou o programa Facebook para Empreendedores, que auxiliará negócios em comunidades e startups a usar todas as ferramentas da plataforma
  • 12/11/2014
Facebook quer ajudar empreendedores a usar a rede social

O Facebook vai ensinar empreendedores brasileiros a aproveitar todos os recursos oferecidos pela rede social em seus negócios. Nesta quarta-feira (12/11), a empresa convidou empresários e jornalistas ao escritório em São Paulo para apresentar o programa Facebook para Empreendedores, que oferecerá cursos, descontos em serviços e realizará eventos no país para estimular e potencializar o uso da plataforma por pequenas e médias empresas.

Segundo Patrick Hruby, diretor de Pequenas Empresas do Facebook para América Latina, uma em cada três empresas brasileiras está na rede social. Além disso, 80% dos 91 milhões de usuários brasileiros estão conectados a pelo menos uma pequena ou média empresa em seus perfis. "Nós queremos fazer com que as pessoas aprendam a usar o Facebook para os negócios", disse. O Facebook para Empreendedores atuará em quatro vertentes: comunidades, jovens, startups e orientação para negócios.

As iniciativas destinadas às startups e à orientação para negócios são parte do Facebook Start, que começou nos Estados Unidos. Aqui, o público-alvo se concentrará em empreendedores digitais e desenvolvedores de aplicativos. A iniciativa realizará eventos e criará grupos de discussão na própria companhia para debater assuntos trazidos pelos participantes. Um time da rede social ficará responsável por solucionar dúvidas dos empreendedores na sede da empresa ou via Skype. Para participar do programa, basta se cadastrar na página do Facebook Start.

Na área de comunidade, a primeira ideia é construir um "laboratório de inovação", que funcionará como um centro de treinamento de redes sociais em Heliópolis, em São Paulo. Lá, serão ministrados cursos abertos para ensinar pequenos e médios empresários locais a usar as ferramentas disponíveis no Facebook em seus negócios. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com a Unas (União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região). "A tecnologia exclui quem não está dentro dela, por isso uma iniciativa assim é muito importante para empoderar os moradores", afirma Antônia Alves, diretora da Unas.

A intenção é que o contato direto com pequenas e médias empresas gere ideias de como o Facebook pode melhorar suas ferramentas para torná-las mais eficientes para esse público. "O dono de uma lanchonete, por exemplo, usa o chat do Facebook para anotar pedidos dos clientes. Hoje, 70% das vendas dele são fechadas assim. Levamos essa informação ao time de engenheiros do Facebook no Vale do Silício", afirma Hruby. A iniciativa em Heliópolis é a primeira do tipo a ser realizada pelo Facebook no mundo.

Outro projeto está sendo criado com a Casa Taiguara de Cultura Digital, um projeto social que atua na formação técnica digital de adolescentes que estudam em escolas públicas. Como na comunidade, também será construído um "laboratório de inovação", só que, nesse caso, os alunos serão jovens. "Queremos empoderar os jovens para que eles empreendam e apliquem o que aprenderam. É estratégico para a gente."

Em parceria  com o Sebrae, o Facebook começou o projeto Facebook na Estrada, que percorreu 60 mil quilômetros pelo Brasil para participar das Feiras do Empreendedor organizadas pela entidade. Só na edição realizada em São Paulo, cerca de 50 mil pessoas visitaram o estande da rede social, que solucionava dúvidas e apresentava as ferramentas da plataforma para negócios. Até o ano que vem, a companhia deve lançar um curso presencial de mídias digitais para ser oferecido no Sebrae.

Saiba mais

Conheça nosso serviço de Criação de Fan Page do Facebook

Sobre a W2 Websites

Somos uma agência web em São Paulo - SP especializada em Criação de Sites e Hospedagem de Sites entre outros serviços.


Conheça nossos serviços

Newsletter

Cadastre seu email e receba sempre informações sobre nossa empresa.



Facebook