Notícia

Consumidores optam pelas compras via internet para o Natal

  • 31/10/2007

Com o final do ano se aproximando, o comércio vive a euforia do aquecimento das compras para o Natal e olha com satisfação o intenso movimento em shoppings, calçadões e ruas da cidade. Porém, alguns empresários estão comemorando a expectativa de alta nas vendas, que será concretizada por pessoas que já decidiram não sair de casa e comprar pela internet. A perspectiva é grande, pois a movimentação financeira do comércio pela rede de computadores tem crescido a largos passos, de aproximadamente 45% ao ano.

A realização de compras on-line, assim como toda experiência nova, ainda deixa o consumidor com uma certa desconfiança. A internet passou a ser disseminada no país em 1994, dando início, logo em seguida, aos investimentos do varejo e merchandising.

Por se tratar de um negócio recente e pouco vivido pela maioria, o usuário da rede ainda não se sente à vontade para confiar dados pessoais e o valor da compra a um lojista desconhecido sem sequer receber o produto negociado na mesma hora.

"É uma reação normal, cuja tendência é desaparecer à medida que se familiarizarem com a novidade", avalia um vendedor. Apesar de ser realmente necessário agir com certos cuidados durante a compra pela internet, esse canal vem se revelando um ótimo negócio: gera lucro aos empresários e oferece comodidade, economia e dinamismo ao consumidor.

"Ainda há muita insegurança, mas essa situação está mudando aos poucos. Depois que o internauta efetua sua primeira compra e vivencia o novo processo, ele ganha confiança e passa a comprar com mais tranqüilidade pela internet", explica Pedro Guasti, diretor-geral da e-bit, consultora de negócios on-line.

O aumento na velocidade de navegação, preços mais baratos que os da praça, e principalmente a entrega no prazo marcado, tem sido os principais motivos para o alto índice de satisfação dos consumidores nas compras pela internet.

Sobre a W2 Websites

Somos uma agência web em São Paulo - SP especializada em Criação de Sites e Hospedagem de Sites entre outros serviços.


Conheça nossos serviços

Newsletter

Cadastre seu email e receba sempre informações sobre nossa empresa.



Facebook