Há 20 anos oferecendo as melhores soluções!

digital marketing, seo, google

SEO On-page: o que é e como ele ajuda o seu site

O posicionamento na internet ainda é um assunto pouco conhecido ou mal utilizado por parte das pessoas. O marketing de conteúdo vem crescendo a cada dia, porém existem muitos pontos que precisam ser entendidos para que obter as melhores posicionamentos nos sites de busca. O SEO pode utilizado tanto no site da sua empresa quanto através das redes sociais e outras páginas.

De uma forma simples, o SEO On-page é aquele que é construído a partir da sua página. Embora seja aparentemente mais fácil, é preciso levar em consideração uma série de fatores para que os buscadores o entendam e coloquem você mais próximo possível do topo da lista. Vejamos como o SEO On-page funciona e como ele pode ajudar a aumentar o tráfico do seu site e, como consequência, aumentar as conversões e vendas.

Title

Um dos mais importantes, se não o mais importante elemento para o posicionamento nos buscadores. Para cada página do seu site, o título deve ser diferente. Por exemplo: “SEO On-page: o que é e como isso ajuda o seu negócio” e “Entenda o Design Responsivo”. Veja que nos dois exemplos está o nome da nossa empresa, porém cada um deles está indicando sobre o que estamos falando. Isso ajuda não somente as pessoas, mas também o seu posicionamento online. Outra dica é não usar mais de 70 caracteres por título. Não se esqueça de usar as palavras-chave.

Header

Aqui, talvez seja necessário um pouco de conhecimento de HTML se sua página é estática. Se você tem um blog em WordPress, então, fica mais simples. Ao momento de escrever o seu conteúdo fique atento em cada título. Eles são classificados pelo código h1, h2, h3, h4, h5… Cada subtítulo de seu conteúdo deve estar bem organizado. O h1 é mais importante que o h2, que é mais importante que o h3 e por aí vai. Fique ligado, muitas páginas não o usam. Aproveite essa brecha e posicione melhor a sua página.

Meta tags

As meta tags estão na parte do <header> de sua página. Elas não são importantes somente pelo SEO, mas para que os buscadores possam passar corretamente o seu conteúdo para as pessoas que estão procurando pela sua página.

· Meta Description:

Faça um resumo do que se trata a página no qual está criando. Algumas dicas: não duplique o conteúdo e não use mais de 160 caracteres. Ao encontrarem seu site, esse resumo aparecerá abaixo do link da sua página. Portanto, capriche na descrição.

· Meta Keywords:

São as palavras-chave. Dica: Pense como o usuário faria para encontrar sua página. Quais as palavras que ele colocaria nos buscadores para achar o seu negócio. Repetir palavras, ou colocá-las mal digitadas, pode fazer com que o Google penalize seu site. Pense muito bem nessas palavras, separe-as por vírgulas e tente ser o mais objetivo possível.

URL amigáveis

Pode parecer uma simples dica, mas muita gente ainda não usa. URLs amigáveis fazem toda a diferença para os buscadores. Ao invés colocar o link do seu site como “http://www.meunegocio.com.br/meupostn1.html”, escreva algo que tem a ver com o conteúdo. Se, por exemplo, o seu post fala sobre SEO, descreva-o assim “http://www.meunegocio.com.br/seo-on-page.html”. Use hifens como separadores e não use palavras sem importância como “o, a, de, da” entre outros.

Imagens

As imagens quase sempre são esquecidas. O nome do arquivo também deve ter relevância para o conteúdo. É melhor colocar “seo.jpg” a colocar “foto_52048.jpg”. As alt tags das fotos também devem ser pensadas da mesma forma.

Como pode ser visto, as palavras-chave são realmente importantes para o bom posicionamento online da sua empresa. Escolha as melhores possíveis, para que o seu uso seja de forma natural e não fique forçado. O SEO On-page é uma das ferramentas que ajuda bastante o seu posicionamento e, como consequência, a conversão de usuários e aumento de vendas. Use-os corretamente e boa sorte.