Há 20 anos oferecendo as melhores soluções!

cloud, technology, service

Saiba como escolher a melhor hospedagem para o seu site

Uma empresa decide investir na internet e desenvolve um site visualmente atrativo com todos os recursos de usabilidade e dotado de conteúdo relevante. Tudo isso para atrair clientes e alavancar os negócios. Mas eis que surgem várias questões. Onde hospedar o site? Que tipo de hospedagem contratar? Quais critérios devem ser levados em conta na hora da escolha?

O primeiro passo consiste em avaliar qual a real demanda do site e as necessidades da empresa. É importante destacar que o custo da hospedagem de site não deve ser o fator decisivo para a definição da hospedagem. A análise da relação custo/benefício merece atenção especial por parte de quem contrata o serviço.

Algumas características da página na web podem ajudar o empresário na hora de buscar serviços de hospedagem: o tamanho do site, número de acessos, espaço de armazenamento, velocidade de download e se tem área de e-commerce. Baseado nessas informações, o cliente tem condições de avaliar qual serviço mais se adequa às necessidades da empresa. 

Tipos de hospedagem para o seu site

  •          Hospedagem compartilhada – sistema pelo qual diversos clientes partilham o mesmo servidor. Proporciona considerável redução de custos, sendo a opção mais indicada para pequenas empresas e pessoas físicas.
  •          Hospedagem dedicada – indicada para empresas com muito tráfego na internet e que necessitam de um nível mais elevado de segurança. Para isso, dispõe de um servidor exclusivo. O cliente escolhe o sistema operacional mais adequado às necessidades, instala aplicativos e adota mecanismos próprios de proteção.
  •          Hospedagem VPS – sistema híbrido que mescla características das hospedagens compartilhada e dedicada. Graças à tecnologia, um servidor físico é dividido em vários servidores virtuais. Ele garante alto desempenho, possibilidade de expansão, segurança e facilidade de customização.

Variáveis para a escolha da hospedagem

A escolha do tipo de hospedagem deve levar em consideração as seguintes variáveis:

  •          Espaço de armazenamento em disco – o plano de hospedagem deve contemplar espaço suficiente para os arquivos de seu site.
  •          Velocidade de transferência de dados.
  •          Tráfego mensal – alguns serviços de hospedagem limitam o tráfego mensal. Se o seu site tem elevado número de acessos e estourar o limite contratado, ele pode ficar lento ou até mesmo sair do ar. Lembre-se de contratar um plano 30% acima do seu tráfego atual, já prevendo crescimento.
  •          Adequação às diversas tecnologias – os sites apresentam características próprias, que variam de acordo com os seus desenvolvedores. Elas podem estar relacionadas ao sistema operacional adotado (Linux / Windows), às linguagens de programação (ColdFusion, PHP, ASP, ASP.NET) ou ao banco de dados (MySQL, MS SQL, PstgreSQL, Oracle).
  •          Número de endereços de e-mail e de domínios – o serviço de hospedagem permite a criação de contas de e-mails personalizadas. A quantidade de endereços é definida pelo plano contratado, variando de 5 a 150 e-mails. Este número deve ser definido de acordo com as necessidades da empresa. Leve em conta também a capacidade de armazenamento de cada conta. Se a atividade de sua empresa requer manter arquivadas mensagens antigas, busca espaço maior.
  •          Disponibilidade de servidores de alto desempenho.
  •          Nível elevado de segurança e sistema de backup confiável.
  •          Suporte técnico constante (24 horas/7 dias por semana) – indispensável que o atendimento seja feito on-line e por telefone.
  •          Eficiência do painel de controle – o dispositivo gerencia a hospedagem, permitindo a criação de contas de e-mail, dados financeiros e acesso ao FTP. Painel de controle de fácil navegação é um diferencial. Verifique se o painel está atualizado.
  •          Tempo de garantia do site no ar (uptime).

É importante que, antes de contratar o serviço de hospedagem, você verifique as certificações da empresa e de seus parceiros. Isso permite ter maior segurança sobre a sua capacidade técnica. Desconfie de descontos elevados e preços muito baixos, pois costumam esconder armadilhas. Lembre-se que ficar com o site fora do ar pode representar grandes prejuízos para a sua empresa.

Você está procurando uma hospedagem para o seu site? Ainda tem dúvidas de como escolher? Compartilhe com a gente sua opinião!