Blog

Plano de Negócios para sua loja virtual

26/11/2014



Plano de Negócios para sua loja virtual

Plano de Negócios para e-commerce: Saiba como elaborar um e alcance o sucesso

Antes de se lançar no mercado online, com um empreendimento de e-commerce, é muito importante desenvolver um plano de negócios detalhado para que o sucesso do empreendimento não seja comprometido. Elaborar um bom plano de negócios permitirá o empreendedor conhecer profundamente o seu negócio e o mercado em que estará inserido, possibilitando corrigir os pontos fracos e fortalecer os pontos fortes com estratégias para ter sucesso no empreendimento online.

Nessa etapa é importante escolher uma plataforma que seja eficiente, com a tecnologia necessária para executar os processos online, de forma prática, e ainda oferecer a flexibilidade para se ajustar conforme as exigências de uma loja virtual. Uma plataforma adequada para um e-commerce de sucesso é a W2.

Listamos abaixo, os passos indispensáveis a serem seguidos para a realização de um plano de negócios eficiente de e-commerce que poderá influenciar positivamente no futuro do seu negócio online.

Passo a passo para elaborar o plano de negócios e-commerce

Mais importante que a elaboração de um bom plano de negócios é gerenciá-lo de forma eficiente através da plataforma W2. Com ela, o seu negócio online tem mais chances de obter o sucesso almejado. Observe os pontos importantes a serem considerados para ter êxito na execução do seu plano de negócios.

1 – A empresa: Nesta primeira etapa descrevemos a empresa. É necessário descrever os dados da empresa; os dados dos proprietários; quais serão as fontes de receita da empresa; as necessidades que devem ser atendidas no mercado em que o negócio estiver inserido; prever um cenário futuro para o mercado atendido; determinar a visão e a missão da empresa; as oportunidades e ameaças; os pontos fortes e fracos; a infra-estrutura da empresa; os recursos humanos e físicos a serem explorados; o desenvolvimento do site utilizando os recursos tecnológicos disponíveis pela W2 e finalmente, um cronograma de atividades a serem executados.

2 – O produto ou serviço: Algumas caraterísticas fundamentais para o seu e-commerce devem ser descritos para definir o produto oferecido. Descreva o produto; quais são as suas qualidades; suas normas técnicas; as parcerias estratégicas (fornecedores e serviços terceirizados como a W2) e conhecerá melhor o produto ou serviço a ser oferecido pelo seu negócio.

Criando o seu site utilizando uma plataforma da W2 você terá flexibilidade para trabalhar as estratégias de SEO (Search Engine Optimization) nas páginas dos seus produtos ou serviços e deixa-las mais atraentes, interativas e aumentar as chances de sucesso nas vendas.

3 – O mercado de atuação: Defina, nesta etapa, o seu público-alvo (segmentação e dados demográficos); as tendências do mercado de atuação; a participação que deseja ter neste mercado (projeções de tráfego de visitas); os concorrentes (quantidade e qualidades); o seu diferencial competitivo e as metas específicas a serem alcançadas.

A parceria com a W2 irá ajudar a sua loja virtual a se destacar no segmento de mercado em que estiver inserido e possibilitará acompanhar a evolução de todo esse processo com possíveis correções no planejamento.

4 – O plano de marketing: Algumas questões importantes devem ser descritas nesta etapa para elaborar um plano de marketing com efetividade. Descreva a política de preços a ser adotada pelo seu modelo de e-commerce; os canais de distribuição de seu produto ou serviço; o domínio de internet, as estratégias de promoção e vendas; a equipe responsável por atender e vender os produtos e/ou serviços; o pós-venda e um cronograma de metas e atividades a serem realizadas.

Utilizando as ferramentas que a W2 disponibiliza você pode estabelecer um bom plano de marketing. Hospedagem, reformulação do site e estratégias de SEO (Search Engine Optimization) podem ser realizados para um melhor desempenho da sua loja virtual.

5 – As finanças do seu negócio: Esta é a etapa final e uma das mais importantes a serem elaboradas. Um bom plano de negócios com as finanças bem definidas é o que vai garantir a sobrevivência do seu negócio online. Descreva nesta etapa quais serão as fontes de financiamento e, baseado nas metas estabelecidas no plano de negócios do seu modelo de e-commerce, simule um demonstrativo financeiro que contenha as demonstrações de resultados, fluxo de caixa e rentabilidade do negócio; elabore também outras planilhas de simulação do seu negócio com as receitas estipuladas, as despesas, os investimentos a serem realizados e os custos da empresa.

É muito importante que, cada etapa deste passo a passo, seja concluída com a elaboração de um cronograma a ser seguido e um plano de metas que devem ser estipuladas com base nos resultados que o negócio apresenta neste plano de negócios.

Para o seu empreendimento online alcançar os resultados desejados e superá-los, tenha a parceria da W2 para melhorar o planejamento e execução através de uma plataforma bastante eficiente.

Você já fez o Plano de Negócio do seu e-commerce? Conte para nós a sua experiência!

Sobre a W2 Websites

Somos uma agência web em São Paulo - SP especializada em Criação de Sites e Hospedagem de Sites entre outros serviços.


Conheça nossos serviços

Newsletter

Cadastre seu email e receba sempre informações sobre nossa empresa.



Facebook