Há 20 anos oferecendo as melhores soluções!

modern technologies, marketing, business analyst

10 dicas para encontrar a melhor palavra-chave no Google Adwords

Disputar a audiência na internet não é tarefa para amadores. Já vai faz tempo que bastava ter uma ideia interessante, conteúdo de qualidade e design atraente para o site atrair a atenção do internauta. Hoje, há uma infinidade de conceitos, regras e estratégias para seguir.

Ter uma palavra-chave com potencial validado pelo Google Adwords significa um bom começo. Pensar na criação de sites e de seus conteúdos sem nenhum tipo de parâmetro de avaliação pode levar às últimas colocações na lista de resultados da pesquisa nos mecanismos de busca.

Mas como avaliar o potencial de uma palavra-chave? Como o Adwords pode ser útil? Em 2013, o Google implementou mudanças no serviço, o que gerou muitas dúvidas e reclamações por parte dos usuários. Passado o impacto inicial, todos sobreviveram e viram que, na prática, o uso delas continua funcionando como importante arma para impulsionar anúncios e conteúdos.

Confira agora um guia rápido para tirar máximo proveito das palavras-chave e do Google Adwords.

Dica 1: use o Adwords

Crie uma conta no Google Adwords. A única exigência para se cadastrar é ter um endereço válido de e-mail.

Dica 2: verifique o potencial da palavra-chave

Digite na busca do Google a palavra-chave do seu conteúdo e verifique o total realizado de buscas por mês com o termo. Se o número ficar abaixo de 20 mil, o potencial dela pode ser considerado baixo. Neste caso, pense em outra. Mas se o resultado for alto, crie termos relacionados. Pense como o cliente faria a pesquisa.

Dica 3: Planejador de Palavra-Chave

Utilize o Planejador de Palavras-Chave, ferramenta gratuita do Google Adwords. Como o próprio nome diz, ela apresenta sugestões de termos similares e que são maciçamente pesquisados. O usuário tem acesso a uma estimativa de tráfego gerado pela palavra-chave. Assim, há como prever, com uma boa margem de acerto, o comportamento do público-alvo quando faz buscas.

Dica 4: agrupe por tema

Agrupe as palavras-chave semelhantes por tema, levando sempre em conta a base de produtos ou serviços. Lembre-se que o objetivo é mostrar anúncios relevantes para clientes em potencial.

Dica 5: palavra-chave negativa

Não despreze o potencial da palavra-chave negativa. Ela funciona como intercessão com o termo que você escolheu, mas sem qualquer relação com o produto ou tema do anúncio. Por exemplo, uma empresa que produz velas ornamentais. O interessado no esporte iatismo pode usar o termo “vela” na pesquisa e ser levado ao anúncio da fábrica.

Dica 6: número de palavras

Cuidado com o número de palavras-chave. Evite exageros para mais ou para menos. O ideal é cada grupo de anúncios ter de 5 a 20 palavras.

Dica 7: relatórios de termos 

Aproveite as informações do relatório de termos de pesquisa. Ele revela o que os internautas pesquisavam no momento em que clicaram no seu anúncio. Os dados são úteis na hora de descartar termos com pouco retorno ou descobrir novas opções de palavras-chave negativas.

Dica 8: variações de palavras

Estude a melhor maneira de utilizar as correspondências de palavras-chave.  De acordo com o perfil de seu público, alguns tipos podem restringir o alcance do anúncio. Por exemplo, a correspondência exata só dará visibilidade ao conteúdo para quem digitou o termo exato. Já variações com falta de acentos, erros ortográficos ou plurais ampliam o alcance. O uso de letras maiúsculas ou minúsculas não interfere nos resultados.

Dica 9: avaliação dos resultados

A avaliação dos resultados obtidos pelas palavras-chave deve ser permanente. Há casos em que um termo perde importância gradativamente. O que fazia sucesso no ano passado pode ser pouco útil hoje.

Dica 10: conteúdo relevante

De nada adianta um excelente conjunto de palavras-chave se o conteúdo não é relevante.